Biológicos na Agricultura

Um dos maiores gargalos na agricultura brasileira são o ataque de pragas e ocorrência de doenças. Um dos métodos mais utilizados é o controle químico, que consiste no uso de moléculas com poder inseticida, acaricida, fungicida e nematicida. Contudo, o controle biológico vem ganhando cada vez mais destaque no cenário brasileiro.

O controle biológico consiste em utilizar meios naturais para reduzir os danos decorrentes desses agentes bióticos. O agente de controle biológico (micro ou macrorganismo) são de ocorrência natural e efetivo na regulação de uma população de pragas e/ou patógenos.

O controle biológico pode ser divido em:

  • Agentes biológicos de controle:  técnica de inseto estéril e inimigos naturais (parasitoides, predadores e nematoides).
  • Agentes microbiológicos: bactérias, fungos e vírus.
  • Bioquímicos: agentes indutores ou biológicos que estimulam mudanças no metabolismo vegetal.
  • Semioquímicos: Substâncias que provocam mudanças no comportamento, geralmente sendo a pragas como alvo.

Benefício do controle biológico:

  • Integração no manejo de pragas e doenças com outros métodos de controle.
  • Agricultura mais sustentável pela preservação da biodiversidade no ambiente.
  • Maior rentabilidade ao longo prazo.
  • Reduz a pressão de seleção que é consequência do uso contínuo do controle químico.
  • Maior versatilidade de uso, pois esses produtos são registrados para o alvo e não para a cultura.
  • Produção de alimentos mais saudáveis.

 

A perspectiva de crescimento desse método de controle é de crescimento acelerado a cada ano com uma maior tecnificação do produtor para aderir ao uso desses insumos.  O mercado tem acompanhado essa tendência, onde segundo dados da Croplife, mais de 100 produtos biológicos foram registrados no Brasil nos últimos anos.

A Comnagro conta com um portifólio voltado para produção On-farm, fornecendo os insumos e suporte técnico necessário ao produtor que deseja adquirir esse tipo de tecnologia.

 

 

 

 

Produtos biológicos registrados. Disponível em: <https://croplifebrasil.org/publicacoes/produtos-biologicos-registrados>. Acesso em: 11 mar. 2024.

Fontes, E. M. G., & Valadares-Inglis, M. C. (2020). Controle biológico de pragas da agricultura.

Berti Filho, E., & Macedo, L. P. M. (2011). Fundamentos de controle biológico de insetos-praga.

Leia Também

Nova Identidade Visual Comnagro

Em busca de renovação e de uma clareza nos negócios, a Comnagro decidiu mudar sua identidade visual. Discretamente, a sua logo possui hoje apenas uma

Tecnologias e tendência no agro

O agronegócio brasileiro está em constante crescimento. De 2009 a 2022, o PIB variou em torno de 40%, saindo de 1, 8 trilhão, chegando a

Biológicos na Agricultura

Um dos maiores gargalos na agricultura brasileira são o ataque de pragas e ocorrência de doenças. Um dos métodos mais utilizados é o controle químico,

× Como posso te ajudar?