Atualmente somos os maiores produtores de soja do mundo, com 156 milhões de toneladas do grão na safra 2022/2023 – 42% de toda a soja produzida mundialmente, segundo a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). Graças as aos estudos de solo e novas tecnologias, somos uma potência no setor.
Com isso a demanda por biofertilizantes e microbiológicos na lavoura teve sua crescente, levando à maior produtividade e qualidade das plantas.
Além de ter alto índice de exportação, a soja, também é consumida pela população brasileira, segundo a Embrapa, ela é tradicionalmente utilizada na produção de óleo vegetal e de ração animal, mas seu potencial nutricional e o auxílio na redução de riscos de doenças crônicas e degenerativas têm feito seu consumo crescer.
O estado que mais produz soja hoje é o Mato Grosso, sendo a cidade de Sorriso a capital da soja no Brasil, mantendo a liderança entre outros estados do país.
O site do estado do Mato Grosso, aponta os números do estado para plantio 22/23, onde foram cadastradas no Indea 14.024 propriedades com plantio de soja, com área declarada de mais de 10,7 milhões de hectares plantados e o número de 8.461 produtores.
A Conab trás dados sobre os bons resultados da safra brasileira, que colocam o Brasil como o principal exportador de soja e milho na safra 2022/23. Para a oleaginosa é esperado que o volume exportado chegue a 96,95 milhões de toneladas do grão. O bom cenário para as vendas ao mercado internacional é verificado também para farelo e óleo de soja, com exportações estimadas em 21,82 milhões de toneladas e 2,6 milhões de toneladas respectivamente.
A produção de soja no país nos dá uma visão de seu potencial crescimento para 2024, que se dá pela dedicação dos produtores e de produtos que auxiliam o desenvolvimento de uma lavoura saudável. Aqui na Comnagro temos uma gama de produtos e serviços que acompanham safra a safra o desenvolvimento de soja e outras culturas. Buscamos produtos de excelência importados da Espanha e da China para um desenvolvimento de solo sustentável e microbiológicos, com atuação principalmente no Tocantins e no Pará, onde a cultura da soja começa a se destacar cada dia mais.
Fontes:
https://agriculture.basf.com/br/pt/conteudos/cultivos-e-sementes/soja/maiores-produtores.html
Janaina Lanaro