No cenário agrícola, o entendimento do sistema radicular é primordial para atingir altas produtividades, principalmente no atual cenário de altas temperaturas e poucas chuvas. A raiz exerce um papel muito além do de órgão de sustentação, é o principal órgão de absorção de água e nutrientes. Além de regular diversos processos internos.
Raízes mais robustas, possibilitam que a planta explore maiores volumes de solo, podendo assim tolerar estresses ambientais, pois o acesso ao reservatório de água nas camadas mais profundas do solo é facilitado. Além disso, os nutrientes serão mais facilmente absorvidos.
A raiz é o principal órgão de síntese do hormônio de crescimento citocinina, dessa forma, observa-se uma forte relação entre raiz e parte aérea. Plantas com raízes mais desenvolvidas, terão uma parte aérea também bem desenvolvidas.
Em resumo as raízes desempenham papeis na:
- Absorção de Água e Nutrientes: As raízes são responsáveis pela absorção de água e nutrientes do solo, fundamentais para o crescimento e desenvolvimento das plantas.
- Fixação da Planta: As raízes proporcionam estabilidade e suporte estrutural, evitando tombamentos em áreas de muito vento.
- Armazenamento de Nutrientes: Muitas plantas armazenam substâncias de reserva em suas raízes, como amido, que podem ser utilizados durante situações de estresse.
- Interação com Microrganismos: As raízes interagem com uma variedade de microrganismos benéficos do solo, que pode aumentar a eficiência da absorção de nutrientes e melhorar a saúde do solo.
- Estabilização do Solo: As raízes ajudam a prevenir a erosão do solo, mantendo a estrutura do solo.
Como melhorar o sistema radicular
Algumas técnicas podem ser usadas como produtos enraizadores. Esse é o caso do Rhizum, produto usado como enraizante para todas as culturas. O Rhizum promove o desenvolvimento de um sistema radicular mais vigoroso, possibilitando melhor absorção de água e nutrientes. Produto composto por extratos vegetais, substâncias húmicas e extratos vegetais.