Para que as plantas possam completar seu ciclo e alcançar altas produtividades, é necessário que sejam fornecidas nutrientes em quantidade adequadas. Os nutrientes podem ser divididos em macronutrientes (nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio e enxofre) e os micronutrientes (boro, zinco, ferro, manganês, níquel, molibdênio e cloro).
O que define se um nutriente é classificado como macronutriente ou micronutriente é quantidade exigida pela planta. Macronutrientes são exigidos na ordem de g/kg de massa e micronutrientes em mg/kg de massa. Essa menor exigência dos micronutrientes não os torna menos importantes, pois a sua carência pode prejudicar a produtividade das lavouras, como descrito pela Lei do Mínimo. Essa lei diz que mesmo os outro nutrientes estando em quantidade adequadas, o fator limitante será aquele nutriente que não está atendendo o mínimo exigido pela cultura. Muitos desses micronutrientes estão diretamente envolvidos na fotossíntese, crescimento, regulação hormonal e sistema de defesa por exemplo.
Abaixo, segue as funções de alguns micronutrientes:
Zinco: precursor do triptofano, aminoácido que participa da síntese da auxina. Esse hormônio participa do crescimento celular, crescimento radicular e participa da síntese proteica. Além disso, participa do sistema antioxidativo, tornando as plantas mais tolerantes a estresses ambientas.
Manganês: participa ativamente da fotossíntese, pois participa do complexo que quebra a molécula de água e doa elétrons que serão enviados aos fotossistema II, onde posteriormente será formado energia para a fixação do CO2. Assim como o zinco, também participa do sistema antioxidativo.
Ferro: essencial na transferência de elétrons na fase fotoquímica. Participa da síntese de clorofila e tem papel no sistema antioxidativo.
Boro: importante no enraizamento, pois participa da regulação dos níveis de auxina na raiz. Extremamente importante durante o período reprodutivo, pois participa do crescimento do tubo polínico.
Cobre: nutriente importante para transferência de elétrons durante as etapas fotoquímicas e durante a respiração celular. Participa da síntese de compostos fenólicos e lignina, dando estrutura a planta e protegendo contra ataque de patógenos.
Molibdênio: participa do metabolismo do nitrogênio, como componente do nitrato redutase. Em leguminosas possuem função também na nitrogenase, enzima requerida pelas bactérias para fixar o nitrogênio atmosférico.
Micro Specialty: mix de micronutrientes quelatizados que pode ser aplicado tanto via folhas como via raiz. Produto altamente solúvel e pode ser aplicado em mistura com outros produtos.