Uso de quelatos na agricultura - Comnagro

Uso de quelatos na agricultura

Para que as plantas possam crescer e expressar seu potencial produtivo é necessário o fornecimento de nutrientes ao longo do ciclo. Esses nutrientes podem ser fornecidos por diferentes fontes como fontes inorgânicas na forma solúvel (nitratos, cloretos, sulfatos, carbonato) ou por fontes insolúveis (carbonatos, óxidos e hidróxidos). Uma outra forma de fornecer é também na forma orgânicas, como aminoácidos e ácidos fúlvicos.

Operacionalmente, é comum o produtor fazer misturas de produtos com intuito de otimizar o processo de aplicação e assim poupar tempo e recursos. No entanto, a mistura de diferentes produtos na calda de pulverização, pode acarretar reações indesejadas (reação de incompatibilidade) o que reduz a eficácia de ambos os produtos. Um exemplo disso, e a interação do fósforo com alguns cátions como cálcio e zinco o qual resulta em compostos insolúveis que podem entupir filtro além de se tornar indisponível para as plantas absorverem.

Uma forma de evitar esse problema é trabalhar com nutrientes que passaram por um processo de quelatização, tornando-os assim, “protegidos”. Atualmente o mercado conta com diferentes tipos de quelatos como EDTA, EDDHA, EDDSHA, EDDHMA. O termo quelato, vem do grego “chele” que significa ‘’pinça’’ ou ‘’garra’’, referindo assim o processo no qual o nutriente é “preso” a um agente quelante. Esse processo torna o nutriente apto a ser misturado com defensivos e outros fertilizantes.

Agronomicamente os quelatos possuem vantagens em comparação com fontes de sais solúveis. A cutícula por possuir carga negativa, pode reter cátions que estão na forma livre. Já quando quelatizados, essas cargas são neutralizadas, possibilitando assim que os nutrientes possam atravessar a cutícula. Ademais, a translocação dessas fontes é maior quando comparadas com outras fontes com sulfato.

Algumas das vantagens de se utilizar nutrientes quelatizados:

· Melhor absorção pela planta

· Alta compatibilidade de misturas com outros produtos

· Alta solubilidade

· Nutrição e correção de deficiências de forma eficaz

· Alta eficiência em menores doses

· Não reduz a eficiência dos outros produtos colocados na calda.

A Comnagro conta com uma linha de quelatos para atender as diversas demandas do produtor, possuindo tanto quelatos na forma pura (nutrientes isolados), como mix de nutrientes quelatizados.

Também atendemos o mercado de hidroponia com quelato de ferro-EDDHA. Esse tipo que quelato apresenta alta afinidade com o ferro, evitando que esse se torne indisponível quando o pH se torna muito alcalino em soluções nutritivas.

Micro Specialty: Mix de macro e micronutrientes quantizados com EDTA e EDDHA. Recomendado para todas as culturas agrícolas. Apresentam alta estabilidade, solubilidade, nenhum risco de obstrução de filtros e pontas de pulverização e alta eficiência de absorção. Pode ser aplicado via folha, solo e hidroponia.

Royal Fex: Ideal para fornecimento e correção e carências nutricionais de Ferro. Fertilizante altamente solúvel, podendo ser aplicado via folha, solo ou hidroponia.

Se você quer saber mais sobre nossos quelatos, entre em contato! Temos um time comercial para atendê-lo e tirar todas as suas dúvidas.

Bruno Silva

Leia Também

Produção de café no Brasil

A previsão de produção de café no Brasil para 2025 indica um total de 51,8 milhões de sacas de café, mesmo com o aumento de

Adjuvantes Agrícolas, como utilizar?

Os adjuvantes agrícolas são produtos utilizados na agricultura com o objetivo de aumentar a eficácia de outros compostos ativos, como defensivos e fertilizantes. Eles também

Importância do sistema radicular

No cenário agrícola, o entendimento do sistema radicular é primordial para atingir altas produtividades, principalmente no atual cenário de altas temperaturas e poucas chuvas.  A

× Como posso te ajudar?