Substâncias húmicas e a saúde do solo

A matéria orgânica do solo possui diferentes origens e diferentes estágios de mineralização, sendo dividida em matéria orgânica humificada e não humificada. A matéria orgânica não humificada possui seus componentes bem definidos, tais como, polissacarídeos, aminoácidos, proteínas e ácidos orgânicos de baixa massa molar. Já a matéria orgânica humificada são produtos complexos, oriundo da decomposição da matéria orgânica e sem composição química definida. Esses compostos têm alto peso molecular e são classificados de acordo com sua solubilidade.

As substâncias húmicas (SH) podem ser originárias de diferentes fontes como turfa, leonardita, esterco animal etc. Atualmente uma das fontes mais utilizadas é a leonardita, oriundas da oxidação do lignito que por milhares de anos sofre processos de transformação, originando um produto rico em substâncias húmicas.

Tabela 1: Componentes e características das substâncias húmicas.

Classificação Características
Ácidos húmicos ·         Solubilidade em pH alcalino

·         Peso molecular intermediário

·         Alta quantidade de grupamento carboxila e hidroxila

·         Coloração mais escura

·         CTC intermediária (500 cmolc kg-1)

Ácidos fúlvicos ·         Solubilidade em pH ácido e alcalino

·         Menor peso molecular

·         Menor razão C:O

·         Coloração mais clara

·         Alta CTC (1500 cmolc kg-1)

Huminas ·         Maior peso molecular

·         Alta razão C:O

·         Insolubilidade em quaisquer faixas de pH

·         Baixa CTC (<500 cmolc kg-1)

 

Agronomicamente, as SH melhoram as características físicas, químicas e biológicas do solo. Além disso, plantas que crescem em solos com altas quantidades de ácidos húmicos e fúlvicos são mais tolerantes aos efeitos adversos do ambiente. Portanto a manutenção da matéria orgânica do solo, e o aumento da razão AH/AF são a base para uma agricultura mais sustentável.

 

Tabela 2: Benefícios das SH nas características físicas, químicas e biológica do solo.

Característica Benefício
Física ·         Maior capacidade de retenção de água e nutrientes, evitando sua lixiviação e erosão do solo.

·         Aumentam a porosidade, aeração e melhor drenagem favorecendo o desenvolvimento radicular.

·         Atua como agente cimentante, melhorando estrutura do solo.

Química ·         Complexam nutrientes e favorecem a sua absorção.

·         Aumentam a capacidade de troca de cátions (CTC).

·         Correção de solos com altas concentrações de sais.

·         Efeito tampão do pH do solo.

·         Aumenta a disponibilidade de P para as culturas.

Biológica ·         Formação de raízes laterais, adventícias e de pelos radiculares, e promoção do alongamento da raiz.

·         Estímulo no metabolismo primário e secundário da planta.

·         Aumento na atividade microbiana.

 

Um dos maiores problemas que o produtor enfrenta na hora de aplicar as SH, é o seu pH alcalino. Produtos oriundos das SH geralmente possuem pH básico, o que pode gerar certo desconforto na hora do preparo de calda. Esses produtos ao serem adicionado com fertilizantes ou outros produtos, podem reagir e formar cristais, incompatibilizando a calda de pulverização e entupindo filtros e bicos. Pensado nisso, o Cripthum é uma ótima opção ao produtor, por proporcionar um produto rico em SH e de fácil aplicação.

Cripthum: produto líquido extraído da leonardita, com altas concentrações de ácidos húmicos e ácidos fúlvicos. O seu diferencial é o pH ácido (pH 5,0) o que o torna de fácil aplicação, além de uma formulação microencapsulada. Além do seu efeito estimulante na planta, melhora as características física, químicas e biológicas do solo.

 

https://www.arvensis.com/pt-br/entendendo-os-bioinsumos3/

Caron, V. C., Graças, J. P., & CASTRO, P. D. C. (2015). Condicionadores do solo: ácidos húmicos e fúlvicos. Piracicaba: ESALQ/USP.

Rosa, C. M. D., Castilhos, R. M. V., Vahl, L. C., Castilhos, D. D., Pinto, L. F. S., Oliveira, E. S., Leal, O. D. A. (2009). Efeito de substâncias húmicas na cinética de absorção de potássio, crescimento de plantas e concentração de nutrientes em Phaseolus vulgaris L. Revista Brasileira de Ciência do Solo, 33, 959-967.

Baldotto, M. A., & Baldotto, L. E. B. (2014). Ácidos húmicos. Revista Ceres, 61, 856-881.

Mogor, A.F.; G. Mogor. Biofertilizantes – Aminoácidos, Extratos De Algas, Extrato De Vegetais e Substâncias Húmica. Editora Pecege, 2022

SANTOS, Cristiane Alcantara dos. Substância húmica e seu efeito em atributos químicos e biológicos do solo e na produção vegetal. 2014. PhD Thesis. Universidade de São Paulo.

Bruno Silva

Leia Também

Nova Identidade Visual Comnagro

Em busca de renovação e de uma clareza nos negócios, a Comnagro decidiu mudar sua identidade visual. Discretamente, a sua logo possui hoje apenas uma

Tecnologias e tendência no agro

O agronegócio brasileiro está em constante crescimento. De 2009 a 2022, o PIB variou em torno de 40%, saindo de 1, 8 trilhão, chegando a

Biológicos na Agricultura

Um dos maiores gargalos na agricultura brasileira são o ataque de pragas e ocorrência de doenças. Um dos métodos mais utilizados é o controle químico,

× Como posso te ajudar?